Manter a roda da fortuna girando sempre ao favor do seu negócio, pode ser um verdadeiro desafio!Assim, manter a empresa sempre no ponto do equilíbrio absoluto é o desejo de todos os empresários. No entanto, muito além de vontade e alguns conhecimentos estratégicos, é preciso conhecimento em finanças, e saber, claro, realizar cálculos precisos. Por isso, ao longo do tempo, pela necessidade que foi surgindo, foram criadas “ferramentas”, indicadores e fórmulas de apoio, para que a manutenção da saúde financeira fosse gerida de forma mais assertiva. Assim, nasceu um indicador chamado de ponto de equilíbrio ou break even point, que é o responsável por apontar o limite entre o prejuízo e o lucro da empresa em determinado período. Portanto, vamos, a partir de agora, entender melhor alguns aspectos a respeito do ponto de equilíbrio financeiro! Vamos lá?
Mas afinal, o que é o ponto de equilíbrio financeiro de uma empresa?
O ponto de equilíbrio se trata do resultado entre as despesas fixas e variáveis e das receitas totais, onde, em determinado período, elas se igualam. Ou seja, caso exista um faturamento menor do que o previsto, o resultado fica sendo como um prejuízo financeiro. Se o faturamento for maior, haverá lucro para a empresa. Esse ponto de equilíbrio, portanto, será calculado através da subtração dos gastos fixos pelos gastos variáveis, multiplicado pela margem de contribuição.
Mas e como calcular o ponto de equilíbrio financeiro da empresa?
Será necessário considerar os custos e despesas para se encontrar o ponto de equilíbrio. Assim, usamos uma fórmula simples, onde o resultado mostrará a quantidade de vendas de um determinado produto ou serviço, que deverá ser alcançado em determinado período, para que assim, a empresa obtenha lucro. Dessa forma, quando os lucros e as despesas se igualam, ou seja, empatam, o faturamento fica sendo zero. O que significa dizer que as despesas serão quitadas, mesmo sem haver lucro. É aí que vamos encontrar o break even point ou ponto de equilíbrio, como prefira chamar. A fórmula a ser usada para encontrar esse ponto de equilíbrio, é simples, veja: basta somar as despesas que são fixas e dividir depois, pela margem de contribuição do negócio. Vai ficar assim: ponto de equilíbrio financeiro = despesas fixas / margem de contribuição.
Quer ver um exemplo ainda mais claro?
Considere que sua empresa gaste 120 mil reais por ano para manter todas as suas operações e que a margem de contribuição seja de 25%. Assim: 120 mil (como despesas fixas)/ dividido por 0,25 (que é a margem de contribuição). Resultado = 480 mil reais. Ou seja, nesse caso, sua empresa necessitaria de uma receita bruta com no mínimo de faturamento de 480 mil reais, para não ficar com nenhum tipo de prejuízo financeiro. Entendeu? Acima desse valor, sua empresa estaria no lucro, e abaixo dele, estaria com prejuízo. Agora ficou bem simples de entender, não foi? Portanto, depois de todos esses esclarecimentos, nada melhor do que ter uma contabilidade assertiva e especializada, que possa te ajudar a melhorar seus resultados e números! Fonte: Abrir um negócio lucrativo